sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E por falar em memória...

Poucos moradores do Recife já viram.
Dos que já viram, poucos sabem o que é.
Dos que já viram e sabem o que é, poucos são os que dão importância.

Tou falando da...

Porto do Recife vai desalojar a histórica Cruz do Patrão

POSTADO ÀS 12:13 EM 23 DE Dezembro DE 2011

O diretor-presidente do Porto do Recife, Pedro Mendes, conta que a administração está planejando mudar de local o monumento conhecido como Cruz do Patrão, que historicamente sempre serviu de baliza para os barcos que chegavam para atracar.
O momunento, uma coluna alvenaria, fica onde antes existia um istmo que ligava o Recife a Olinda, às margens do Rio Beberibe, entre as fortalezas do Brum e do Buraco. É tido como o lugar mais assombrado do Recife. Reza a lenda que lá eram enterrados os negros pagãos mortos durante as viagens nos navios vindos da África. A areia da maré facilitava esses sepultamentos improvisados. Também se acredita que ali eram fuzilados os militares condenados à pena capital.

A intenção da atual gestão é levar o monumento para uma praça. Um estudo já foi encomendado a um historiador. Não se sabe precisamente quando a cruz foi erigida.
A mudança ocorre em um momento em que o porto busca ampliar espaços para novas atividades, como importações de maquinário e até carros da montadora Fiat (mais detalhes ainda hoje).



Postado por Jamildo Melo

Um comentário:

Milda Matos Kruger disse...

Sou a favor de preservar. Mas também de expor o que é bonito.
No caso da cruz, se o local escolhido for valorizar, que o seja.
É melhor do que está escondida.
Milda